Esta estrada de tijolos amarelos...



Vocês já viram o clássico O MÁGICO DE OZ?

O Mágico de Oz é cosiderado o primeiro grande romance da literatura de fantasia norte-americana e em 1939 foi transformado em filme e estrelado por Judy Garland (Doroty).

Tirando a Doroty, que quer chegar ao Mágico para conseguir ir para casa, no caminho ela encontra três personagens: o ESPANTALHO, que quer um cérebro (importância de raciocinar, ser inteligente), o LEÃO, que quer coragem (ninguém gosta de passar medo, ter coragem para vencer os obstáculos impostos pela vida) e o HOMEM DE LATA, que quer um coração (fonte de sentimentos e sensibilidade).

É interessante que, enquanto a gente assiste o filme, percebe que sutilmente, estes personagens demonstram que possuem estas qualidades, embora isto não esteja estampado claramente... mas eles acabam provando a inteligência, coragem e sensibilidade, que ao final, o mágico apenas mostra a eles que eles sempre tiveram as qualidades que desejavam, mas não conseguiam perceberam por estarem muito ligados a coisas materiais (como ter um próprio cérebro, um próprio coração e uma medalha de coragem).

A Estrada de Tijolos Amarelos, tão falada "Yellow Brick Road" é o caminho ao qual eles devem se focar, desde o início, para atingir seus objetivos.

Na última cena Dorothy descobre que os três personagens eram pessoas normais, levando-nos a refletir sobre nós mesmos. Todos somos pessoas comuns.

Então... de um simples filme, que pode ser considerado uma estória infantil, podemos tirar uma lição para nossa vida: A estrada de tijolos amarelos é o caminho que devemos percorrer, trilhar... é nele que devemos nos focar para atingir nossos objetivos, e mesmo com adversidades que encontramos pela vida, não podemos nos deixar mudar de rumo. Somos corajosos, inteligentes e temos um coração cheio de virtudes, basta que olhemos para dentro de nós e encontremos toda esta riqueza que possuímos, e que façamos bom uso de todas as nossas virtudes em prol de nós mesmos. E, por mais estranho que pareça, estes personagens eram muito diferentes, mas fizeram uma amizade sincera e sem pretensões, como deve ser a amizade entre as pessoas!

E... se você não assistiu o filme... assista! Vale a pena! =) Vai encontrar razões para concordar comigo e descobrir este tesouro fantástico que é VOCÊ!!!

Share:

10 comments